UVB-76: das mensagens piratas a tons intrigantemente sérios

por Carlos Bonaparte a 2021-10-01 às 23:00

A estação militar UVB-76 tem sido palco, desde finais de Julho deste ano de vários insólitos. O mais audível ocorreu nos primeiros dias de Agosto, quando a estação parecia ter sido hackeada, com vários interlocutores a assobiar, fazer troça das mensagens habitualmente ali indicadas, e com música de fundo, tanto russa como anglossaxónica. Várias vezes ouvimos Madonna ou Nirvana.
Depois a UVB-76 parece ter passado por um período de maior acalmia e normalidade. Só que desde esta quinta-feira as mensagens voltaram. Agora sérias, como no exemplo que pode ouvir abaixo.



Como é possível perceber, também se ouve música neste registo, recolhido já depois das 22:00, hora de Lisboa.
Desconhecemos ainda o verdadeiro significado destas mensagens. Mas há um ponto em comum nestes 2 momentos. O primeiro coincidiu com a empoderação dos Tallibans no Afeganistão. Atualmente, a comunidade internacional parece ter-se esquecido do que vivem os afegãos no seu próprio país. Quanto à Rússia, em Agosto executou algumas manobras militares na fronteira com o Tajiquistão, país que pertenceu à antiga União Soviética e com quem a Rússia mantém um forte laço, desde a economia ao militar.
A situação no Afeganistão parece estar tudo menos tranquila. E recordemos que a UVB-76 é uma estação militar, ainda que nenhum governo, soviético ou russo, o tenha admitido oficialmente.
A UVB-76 existe desde, precisamente, 1976, e desde então foi antevisão, ou resumo, ou às vezes os 2, sobre vários acontecimentos internacionais. O último aconteceu em 2015: a incursão militar surpresas das forças russas na Síria, no combate contra o Estado Islâmico.
Até pela música que se faz de novo ouvir, tudo aparenta tratar-se de mais um ataque à UVB-76. Mas não se descarta a passagem de mensagens de uma maneira muito subliminar. Algo que não seria inédito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rádio Antena Web - Canal 7

Rádio Antena Web - Canal 11

Notícias nossas - Como vai ser o dia 4 de Janeiro na Antena Web? Confira a emissão especial de 13 anos!